Páginas

3 de outubro de 2008

Um Bate-papo Informal BRASIL

Fabiano Cavalcante
Fabiano é um dos maiores fãs do Rei Roberto Carlos em Fortaleza - Ceará, conhecido pelo seu site Aplauso e pelo programa na rádio Parreão de mesmo nome. Ele já virou referência para os diversos tipos de fãs que pretendem se tornar especialistas na obra do Rei. Fabiano já se encontrou com Roberto Carlos em três momentos em situações curiosas e tudo isso está sendo editado no seu livro que será lançado ainda em 2008. Eu conversei com ele, para abrirmos o nosso quadro de entrevistas com fãs do Rei no Brasil. Nessa entrevista ele fala dos rumos que a obra do rei tem tomado no mundo virtual, sua especialidade, da carreira internacional de RC, além do fenomêno Roberto Carlos nas rádios do País.

Blog: Como e quando foi o primeiro contato do Fabiano, com a música do Roberto Carlos?

Fabiano: Nasci ouvindo Roberto Carlos. Meus irmãos chegaram a ver os programas Jovem Guarda e o Roberto era ídolo de todos. Lá em casa eles compravam a coleção do Rei periodicamente, mas todo fim de semana tinha festa, aí já viu, os discos se desgastavam a valer. E foi assim que passei a curtir as músicas do Rei. Inicialmente gostava mais dos roquinhos, depois com o primeiro amor, as músicas românticas passaram a fazer mais sentido pra mim, e desde então me tornei um colecionador.

Blog: Você atingiu o ápice de um fã. Que é colocar o nome do ídolo no filho. Como foi essa decisão? E a aceitação dentro da própria família, como é?

Fabiano: Esse negócio de fã não tem ápice. Sempre estamos pensando em alguma nova loucura que nunca foi feita. E o fato de feito alguma coisa não significa dizer que se está acima do amor de ninguém. Quanto ao nome do meu filho, devo dizer que lá em casa todo mundo é Carlos, eu sou Carlos, meus irmãos, os filhos dos meus irmãos, é um tipo de vírus que dá quando nasce um menino. A homenagem ao Rei foi decorrente da minha admiração por ele. Inicialmente a Girlane nem queria, mas depois ela me falou que achava um bonito nome, e que o Rei era uma figura iluminada e que certamente traria vibrações positivas para o nosso Roberto Carlos, e deu mesmo, ele é um presente dos céus, mas essa história eu vou relatar com mais detalhes no livro que estou finalizando, Aguardem.

Blog: Como anda a montagem do seu livro sobre a vida de um fã?

Fabiano: O livro está terminado; estamos revisando os textos e acredito que antes do fim do ano ele estará disponível.

Blog: Qual é o Titulo?

Fabiano: O Súdito do Rei.

Blog: Fabiano você participou do primeiro grande site sobre o Roberto que foi o “Planeta Rei” e hoje você comanda o Blog Aplauso, destinado ao mesmo tema. De toda essa sua experiência o que você pode dizer sobre os rumos que a carreira do Rei vai tomar - e está tomando - nesse mundo virtual?

Fabiano: Essa pergunta tem vários desdobramentos e tentarei ser objetivo. O Planeta Rei foi mais que um site, foi um movimento voluntário e maravilhoso que congregou admiradores do Rei de todas as partes do mundo; era um mega site com tudo o que você puder imaginar sobre Roberto Carlos e muito mais. Virou um fã clube virtual, programa de rádio e deixou um espaço que nunca será preenchido. O nosso blog Aplauso foi fruto de apenas uma das muitas coisas que existiam no Planeta Rei, que era a seção de clipings diários sobre Roberto Carlos. Uma das inúmeras idéias do meu amigo e irmão Beto Brito. Quanto a falar sobre o rumo da carreira do Rei, eu não preciso dizer nada, o Roberto está sempre à frente do seu tempo, nós é que devíamos perguntar a ele o que nós poderíamos estar fazendo para melhorar essa teia de sites e blogs em homenagem a ele. Ele sabe tudo.

Blog: Você é a favor de downloads pagos de músicas?

Fabiano: Estou fazendo um MBA, e há duas semanas fizemos um estudo muito sério e aprofundado sobre a indústria da música. A conclusão é que não vai demorar muito para as músicas serem baixadas de graça pela internet. Não se trata de ser a favor ou contra, é inevitável. Porém, no momento, estamos num período de transição, enquanto a poeira não baixa, vamos pagando pelos downloads.

Blog: Dentro do panorama internacional o Roberto fez muito sucesso na Europa nos anos 1970, porém já no começo da outra década ele já não lançava mais discos em Italiano e poucos shows fazia naquele continente. Você explica isso como uma opção do Roberto em não fazer mais tanto sucesso em paises como França, Itália, Holanda...?

Fabiano: Ninguém diz “vou ali fazer um sucesso e volto já”. Tudo depende de trabalho, e muito. Roberto mesmo sendo uma pessoa super especial, não é ubíquo, portanto deve ter tomado essa decisão baseado em dados concretos, não há nada de errado nessa decisão.

Blog: Já na América Latina, o Roberto tem grande expressão. Inclusive fez este ano uma grande tour no continente, depois de 10 anos ausente, você acredita que agora ele voltou aos hermanos para ficar?

Fabiano: A gente sempre gosta de ver nosso rei fazendo sucesso em toda parte do mundo, e egoísta que somos ainda exigimos que ele consiga fazer turnê pela América Latina, Europa, Japão e até em Marte, desde que faça 2 shows por semana em nossa cidade. Como eu disse, ele sabe o que faz, deixa ele trabalhar.

Blog: Eu não podia deixar de falar sobre a Rádio com você. Afinal você comanda um programa de sucesso em Fortaleza sobre o Rei há alguns anos já. O Roberto Carlos é um dos mais tocados em rádio no país inteiro a 50 anos. Como você que está no meio explica esse fenômeno?

Fabiano: Roberto Carlos é um caso único no mundo. Não existe outro artista que um programa exclusivamente com suas músicas em cada Estado da Federação. Aqui em Fortaleza temos mais de 10 programas de Roberto Carlos espalhados pelas rádios. O nosso está há 9 anos no ar e eu particularmente me divirto muito fazendo essas duas horas de músicas e curiosidades. Acho que o público curte também.

Blog: Porque ser fã do Roberto Carlos?

Fabiano: Porque sou inteligente.

12 comentários:

  1. Fabiano é incrível, né, bicho? Eu costumo dizer que tenho 3 ídolos, desse modo: Roberto Carlos, Fabiano e Adriano.

    Um grande abraço !
    James Lima
    www.robertocarlos.vai.la

    ResponderExcluir
  2. Ótima entrevista!
    tenho Acompanhado de longe a trajetoria do fabiano, e tenho muita admiração por ele. Um cara dedicado e humilde, que corre atrás dos seu sonhos e os conquista com muita garra otimismo. Certamente sabemos em quem ele busca inspiração, no Rei Roberto Carlos, que além de um artista fenomenal e único, é também um modelo de dignidade para todos nós.
    Parabéns Felipe pela entrevista! Grande abraço a você, ao Fabiano e a todos os Amigos que assim como eu visitam rotinamente o Blog El Rey Roberto Carlos.

    Gilson Guedes
    Comunidade do Rei - Porto Velho - RO

    ResponderExcluir
  3. Amigo Lipe , acetastes con est entrevista, claro no podia ser de otra forma con El NUMERO 1 de los fans porque Fabiano é um dos maiores fãs do Rei Roberto Carlos em el mundo, eso no tiene ninguna duda, nacio mismo ya asi! .
    Mi primer contacto cuando yo entre en Brasil en buscas de noticias sobre el REY , fue claro FABIANO CAVALCANTE...ya hace unos años....
    Por supuesto en aquel momento lo conoci porque el estaba en planeta REI..
    Oufffffffffffffff que SAUDADES!!!!!!!

    AHHHHHHH otra coisa FABIANO EU TB quero que me dediques teu livro
    O Súdito do Rei.
    Parabens amigos !!!!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa entrevista! É mesmo um presente enorme estar ao lado do Rei. E Fabiano esteve 3 vezes. Também, mereceu e, sinto que estará novamente com o Rei da música no mundo!! E é inteligente mesmo. "Ah se todos fossem iguais a você..." Roberto Carlos encanta muitos súditos espalhados pelo mundo.
    Beijos,
    Leda Martins.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao Felipe, a escolha do Fabiano para estrear o quadro foi muito boa. Tive o prazer de conhecer o Fabiano pessoalmente e constatar a sua condição de súdito do Rei. Parabéns aos dois. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Felicito o Lipe pelo regresso do "Bate-papo informal" que abriu em grande com o nosso amigo Fabiano um especialista da robertologia aplicada e ciências afins.

    Fico a aguardar impaciente a edição do seu livro “O Súdito do Rei”.

    Abraços robertocarlisticos!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela entrevista e pelo escolha do Fabiano. Ele é daqueles que, se na próxima edição do Dicionário Aurelio foi incluido o verbete "Fã do Rei", ele com certeza será citado como exemplo. Um amigo nota 10 que merece tudo o que alcança com muito esforço.

    ResponderExcluir
  9. Nobre colega Felipe,

    Merecida escolha e uma boa entrevista.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  10. o Fabiano merece muito mais! É um cara espetacular e fora dos padrões de hoje. Gente boa pra caramba!

    ResponderExcluir
  11. Lipe, como já havia falado antes, no outro post, a volta do bate-papo informal, aqui em seu blog, foi maravilhoso e você teve muito bom gosto, em escolher o,Fabiano pra ser, o primeiro entrevistado como fã do Rei aqui no Brasil.

    Não resta dúvida que o Fabiano não só é o maior fã do Rei no Ceará, mas no Brasil e em todo mundo. E isso ele tem demonstrado através de suas ações, como grande camandante do Programa Aplauso e do seu Blog com o mesmo nome, onde diariamente nos envia, nos informa com notícias precisas sobre a vida e a obra do seu grande ídolo o nosso Roberto Carlos.

    Temos muito que agradecer ao Fabiano, esse ser humano fabuloso, encantador, um rapaz esforçado e competente em tudo que faz. É um ser possuidor de inúmeros valores que sempre nos demonstra através de seus gestos, seus atos, que com muita simplicidade procura ser amigo de todos e vive sempre naquela alegria tremenda e que deixa-nos cada vez mais seu admirador.

    Quero ver brevemente o seu livro publicado, onde relatas a trajetória de um fã incondicional como você sempre tem demonstrado ser.

    Escolha muito bem feita para intitular o seu livro ! " O SÚDITO DO REI", que com certeza será uma brilhante obra de sua criação. Quero ser convidada para o lançamento do mesmo. Aguardo com bastante ansiedade.

    Parabéns ao Lipe pela entrevista muito bem elaborada e ao Fabiano pelo esclarecimento que nos deu com bastante presteza.

    Beijos para o Lipe o grande entrevistador e ao Fabiano pelas maravilhosas declarações de grande fã.

    Mazé Silva.

    ResponderExcluir
  12. Como faço para ter o contato do Fabiano? Faço uma tese sobre fãs e precisaria entrevistá-lo! Me ajudemmm!! Meu email é: mmranier@hotmail.com
    Aguardo!!

    ResponderExcluir

Essa seção é a sua ligação com a Administração do Blog Rey Roberto Carlos. Deixe sua opinião sobre o site, a matéria e mande seu recado.

Blog Rey Roberto Carlos

Busca