Páginas

1 de setembro de 2008

Moda à la Roberto Carlos

"A Moda do Rei"
Roberto Carlos desde os anos 1960 é um dos principais formadores de opinião do cenário artistico Brasileiro, lógico que sua expressão por dirversas vezes transcederam as fronteiras do nosso país, atingindo diversos países, principalmente os Latinos.
Anos 60
Com o surgimento do fenômeno Roberto Carlos e a Jovem Guarda, o país mudou radicalmente sua postura cultural. As roupas trazidas por Roberto Carlos e sua turma eram totalmente novas e diferente para os padrões da Época. Moças usando gravatas e Rapazes usando camisas de babado. Um país submetido a padrões de vestimentas um tanto quanto conservadoras, viu naquele momento um juventude "trasnviada" no bom sentido é claro. Porque não dizer que aquela moda de calças de couro, camisas de babado, e homens com muitas jóias não teria um cunho político de transformação e de instauração de Liberdade? Afinal, o Brasil vivia uma ditadura militar pesada naquele momento, que impedia quaisquer apresentação de trasnformação de cunho cultural, social e político. A moda de Roberto Carlos nos anos sessenta foi muito além das guitarras elétricas, ele trouxe pulseiras, colares e roupas nada convencionais. Anos 70 O corte do cabelo mudou! Alías deixaram de cortar os cabelos! No começo dos anos 1970 aquele cabelo lisinho da década passada foi sumindo, e se tornando um cabelo muito volumoso e cacheado. As calças de couro continuaram, porém agora com a tal "Boca de Sino" que na sua barra se alargava como um sino de igreja. Não podemos nos esquecer do lencinho no pescoço e dos Caximbos que o Rei usava nestes anos. Mais uma vez a população seguiu a moda do Rei. Terninho, boca de sino, bota, medalhão no pescoço, cabelos compridos, caximbo, óculos Ray-ban e até lencinho no pescoço, essas foram as marcas deixadas por Roberto Carlos nessa época. Anos 80 O cabelo grande havia sumido no inicio dos anos oitenta, a jaqueta de couro dos anos sessenta tinha voltado e a calça jeans reaparecido também! A grande sacada de Roberto Carlos surgiu em 1985, os MULLETS que os Argentinos usam até hoje. Os mullets eram cabelos compridos apenas na nuca. Roberto usou isso por pouco tempo. Mas dentre muitos cantores da época a moda permaneceu. Depois dos mullets o Rei resolveu deixar o cabelo crescer totalmente e essa imagem foi a que ficou dos anos oitenta, e com a famosa pena, que em 1989 virou moda nacional. Como já falamos no blog, o Rei usou a pena nos cabelos em defesa da Águia Imperial do México. Anos 90 até Hoje Os cabelos longos continuaram, mas, escovados e logo depois totalmente alisados. A velha calça jeans desbotada agora é o forte! Aos 67 anos, é indiscutível o poder de influência de Roberto Carlos durante sua carreira, lógico que atingindo o seu público alvo. Porém o mais fantastico é que sua música não pode ser separada por épocas, pois elas não tem ano de nascimento, muito menos de termino e conseguem atingir todo o público, sem distinção.

4 comentários:

  1. Roberto Carlos nunca seguiu modismos, foi sempre um artista inovador, muitos que tentaram imitá-lo ficaram pelo caminho e até foram esquecidos.. Sem a preocupação com a critica de moda, Roberto Carlos sempre se preocupou com a qualidade de seus discos e suas músicas. Cada vez mais expeiente e sabendo o que seu público gosta e quer ouvir, Ele continua sendo o Número 1, ostentando com infinitos méritos o título de Rei, sendo um dos artistas mais conhecidos e aclamados mundialmente!!!
    Vida longa ao Rei!!
    Gilson Guedes - Porto Velho - RO

    ResponderExcluir
  2. Ao meu ver, o Rei sempre se vestiu bem na época certa. Cabelos encaracolados, compridos, hoje curto e escovado...com camisas ou batas azuis...não importa...ele sempre será o Rei.
    Beijos,
    Leda Martins.

    ResponderExcluir
  3. AMIGOS,
    Roberto siempre esta de moda..
    El canto en español " el amor y la moda tb andan juntos"

    Creo que Roberto canto dijo y dira aun tantas cosas bonitas que siempre sera un ejemplo para todos los que sabemos apreciar su sensibilidad y habildad en decir y cantar todo eso asi.
    SALUDOS

    ResponderExcluir
  4. Roberto Carlos ditou moda, porem como tudo vida, td passa...

    ResponderExcluir

Essa seção é a sua ligação com a Administração do Blog Rey Roberto Carlos. Deixe sua opinião sobre o site, a matéria e mande seu recado.

Blog Rey Roberto Carlos

Busca