Páginas

13 de julho de 2008

Roberto Carlos e Portugal


"Abril en Portugal"


Portugal, sempre teve relações políticas com o Brasil, desde o descobrimento de nossa terra. Porém a primeira exitosa combinação na música entre esses dois países aconteceu quando o Brasil já era independente e teve como frente de batalha não as famosas caravelas e os descobridores, mas dessa vez tudo acontecia por meio de notas musicais e só tinha um Rei que era: Roberto Carlos.

Em Abril de 1966, quando Roberto Carlos já fazia muito sucesso no Brasil, ele resolveu lançar sua carreira em Portugal, país que o recebeu de braços abertos para o êxito.

Foi a partir da apresentação na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), no programa "Canção e Espetáculo", que Portugal passou a ser a segunda casa de Roberto Carlos, afinal o idioma muito intimo permitiu que praticamente todos os lançamentos do Brasil fossem também disponibilizados lá. São mais de 40 discos (LP), e alguns CD's editados em português no País.

Ainda nos anos 60, Roberto fez uma bela homenagem aos Portugueses, gravando a canção "Abril en Portugal"(Coimbra). Anos mais tarde gravou um dos fados típicos do país: Nem as paredes confesso. Ambos lançados nos dois países.

Na década de 1990, quando Fábio Jr. apresentava um programa na Tv Portuguesa, Roberto Carlos participou com ele num belissimo dueto na canção "A Busca".

A cada nova tour aqui, o Rei tratava de leva-la a Portugal. A última a ser apresentada foi a tour Pra Sempre, em 2004, com direito a bis em 2006, nas cidades de Lisboa, Porto e Guimarães.

Centenas de shows de Roberto Carlos já foram apresentados em Portugal e a cada um, novos fãs que levam o sucesso do Rei a todos os cantos do País.

Fãs anônimos e famosos, afinal, Roberto Carlos é um dos cantores mais regravados naquele país, e tem cantores portugueses que fazem questão de estar sempre reverenciando o cantor brasileiro, como o português de sucesso: Roberto Leal.

Sem dúvida, Roberto Carlos é o maior fenômeno brasileiro em terras lusitanas, não é atoa que 42 anos depois de lançar seu primeiro disco em Portugal, ele continua na lista de CD's mais vendidos do país.

Roberto Carlos levando um pouco de Brasil a Portugal em 2006.

Fotos:
Clube do Rei
Globo.com
Google

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nosso Rei é sucesso por onde quer que vá!
    Beijos!
    Leda Martins.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez o Lipe surpreende com os seus textos sobre o nosso mais que tudo, desta vez sobre o sucesso do Rei por terras lusas.
    Qualquer fã portuga como eu gostará de ler este elucidativo texto do Lipe.
    Se calhar, muito mais haverá a dizer sobre a afinidade de Roberto Carlos com Portugal, como por exemplo um pormenor que muitos portugueses não sabem e que sem dúvida gostarão de saber, que é o facto de Roberto ter origens lusas, pois tanto o avô paterno como o bisavô materno eram portugueses, e que também se calhar por causa disso ele adora bacalhau com batatas a murro, acompanhado do excelente vinho Murganheira. Isto já para não falarmos do seu time de eleição, o Vasco da Gama, cujo emblema é precisamente um portuga e um bacalhau. Eheheheheh
    Há coisas do carago!
    Eu estou aqui muito contente a falar do nosso Roberto, mas eu neste momento devia era estar chateado com ele, pois estava previsto vir a Portugal este mês de Julho e RC nem vê-lo! Mas para o ano parece que não vai faltar. Veremos!
    Abraços robertocarlisticos

    ResponderExcluir
  4. Esqueci-me de dizer que as fotos estão 5 estrelas!

    ResponderExcluir
  5. Lipe, gostei de tua matéria, mas fiquei com uma dúvida, porque o dueto do rei com o Fábio Jr. na canção Busca ocorreu no especial de 1991 do Fábio na globo. Ele fez outro dueto nas telinhas portuguesas ou foi o mesmo reeditado?

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha essa matéria!

    Essa notícia antecipada do show do Rei em Portugal em Abril, é de muito bom agrado para os fãs que residem lá.

    Bem merecido, pois lá em Portugal, existem milhares de fãs do Rei e um dos maiores fãs lusitanos está lá na espectativa de desfrutar das emoções do nosso querido Roberto Carlos. Você sabe quem é Lipe, o seu e o meu amigo Armindo Guimarães que agora também é Blogueiro.
    Os Portugueses, sempre tiveram e têm ainda o privilégio, de receber homenagens do Rei. A canção Coimbra, realmente, ficou para a história. Bem que os portugas estão merecendo a presença do Rei, não é Lipe? Afinal, já são dois anos de abstinência de nossa majestade!

    Fãs como o Armindo, são felizardos, pois sempre os shows do Rei nos últimos anos em Portugal, têm sido realizados em cidades, como o Porto, Guimarães e Lisboa, nas proximidades de sua residência.

    Excelente matéria redigida sobre o Rei em Portugal, pois deixou-me mais informada de alguns acontecimentos, que não eram do meu conhecimento. As fotos estão magníficas. Essa que é uma montagem do Rei com a Bandeira de Portugal, ficou um deslumbre.Eu disse montagem, mas não tenho a certeza, apenas suponho.

    Parabéns ao Lipe, pois o Blog astá lindo e muito informativo e com inovações bacanas como próprio visual do mesmo.

    Beijos da amiga que admira-te muito!
    Mazé Silva.

    ResponderExcluir
  7. Querida Mazé, houve um entendimento equivocado.

    A matéria 'Roberto Carlos e Portugal' que tem subtitulo de "Abril en Portugal", não se trata em momento algum de marcação de show para o mesmo de Abril. E sim retrata a força de Roberto Carlos naquele país. "Abril en Portugal" é sim o titulo da música "Coimbra" gravada por ele na década de 1960.

    Abraços!

    Felipe Moura
    Blog El Rey Roberto Carlos

    ResponderExcluir
  8. Lipe, Desculpa o meu equívoco e a minha falta de atenção. Agradeço pelo esclarecimento. Você é quem vai assistir o show do Rei e eu sou quem estou no mundo da lua ou flutuando pelos ares. Ehehehehehehe.

    Um grande beijo da amiga que te admira muito!

    Mazé Silva.

    ResponderExcluir

Essa seção é a sua ligação com a Administração do Blog Rey Roberto Carlos. Deixe sua opinião sobre o site, a matéria e mande seu recado.

Blog Rey Roberto Carlos

Busca